Um evento internacional e interdenominacional. É essa a definição da Marcha Para Jesus, que ocorre, anualmente, em todos os países, com o apoio de diversas instituições evangélicas. No Recife, já é a 18ª edição da festividade, e, irá ocorrer amanhã, com concentração no 3º Jardim de Boa Viagem. Serão 18 trios elétricos com bandas e cantores gospel que irão percorrer um trajeto de 2,5 quilômetros, em direção ao Polo Pina. E, para este ano, um detalhe especial faz parte da comemoração. Em março de 2011 o vereador André Ferreira sancionou a lei 17.691/11, instituindo a Marcha como obrigatória e incluindo-a no calendário oficial do município.
“Nosso objetivo é propagar o nome do Senhor Jesus e reunir mais de 100 igrejas para este mesmo propósito. A ideia de torná-la obrigatória era, justamente, para mostrarmos ao poder público que esse é um evento que deve ser reconhecido pela grandiosidade e que, graças a Deus, não traz nenhum tipo de violência. Pelo contrário, mostra a união da família, das igrejas. São vários pastores juntos, proclamando o nome de Jesus”, atestou o vereador, que integra a coordenação do evento. Ainda conforme Ferreira, a marcha torna-se a oportunidade de convidar as pessoas e mostrar o trabalho social que é realizado pelas instituições evangélicas. “Também foi por isso que fizemos questão de tornar esse evento obrigatório. É mais uma questão institucional, mesmo porque a população sempre se fez presente, independentemente da lei. Vemos isso pela quantidade de pessoas que foi no ano passado”, complementou.
De acordo com dados da Polícia Militar (PM), em 2010, 350 mil fiéis compareceram à Marcha. Este ano, são esperadas 500 mil pessoas. E esse número também torna-se sinônimo de solidariedade. Afinal, a cada religioso, é solicitado que leve dois quilos de alimentos não-perecíveis. “Cada igreja tem um trabalho social. Então, elas possuem centros de reabilitação para drogados, recuperação de crianças em vulnerabilidade social. Também fazem entregas de sopão à população mais carente. Portanto, tudo que conseguirmos arrecadar será destinado a estas pessoas”, explicou André Ferreira. Ainda de acordo com ele, existe um hospital evangélico, coordenado pelas igrejas, e que também receberá parte das doações acumuladas. “Também temos o apoio da Faculdade Maurício de Nassau que está com estande na instituição de ensino e que ficará, no dia (amanhã), recolhendo o que as pessoas levarem”, frisou. No total, são esperadas quatro toneladas de alimentos.
Durante a caminhada, haverá canções e danças religiosas para os cristãos. Os momentos de orações também fazem parte do roteiro. “Vamos orar pelas famílias, pelo Governo, pela diminuição da criminalidade e das drogas. Esse é um momento de manifestação e expressão de um povo que vive uma renovação. Tem muitas pessoas que são pastores e um dia foram alcoólatras, são ex-viciados. Então, é um ato público para celebrarmos essas conquistas”, atestou o bispo e coordenador geral da Marcha, Daniel Fragoso. Ainda conforme o cristão, esse é o maior evento mundial de evangélicos. Na chegada ao Polo Pina, por sua vez, os shows ficarão por conta dos cantores David Quinlan e Sandro Nazireu. Em seguida, as bandas Renascer Praise, 4x1 e Som da Colheita darão continuidade às músicas de adoração. Haverá, ainda, o dj Alpiste e a participação de bandas locais, totalizando 22 grupos artísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário